segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Brevíssima história de Macau em 7 atos

1553-1554: Os portugueses chegam a Macau, uma vila de pescadores no sul da Cantão, na China. Eles foram chegando e ficando, dizendo que só iriam “secar a sua mercadoria”.

1557: Os portugueses conseguem autorização dos mandarins locais para se instalarem de forma permanente em Macau, mas como entreposto de comercial, e não como colônia de Portugal.

1844-1849: Através de um decreto real, Macau foi oficialmente considerada como uma colônia de Portugal de forma unilateral pois tal decreto nunca foi reconhecido pela China.

1912: Queda do Império Chinês. Estabelecimento da República da China. Confronto entre nacionalistas e comunistas.

1949: Vitória dos comunistas sobre os nacionalistas e estabelecimento da República Popular da China.

1966-1974: em 3 de dezembro ocorreu um motim em Macau (o Motim 1-2-3) conduzido por chineses pró-comunistas, o que levou Portugal a renunciar à ocupação perpétua do território. Logo após a Revolução dos Cravos (1974), Portugal decretou a independência de todas as suas colônias; mas a China inteligentemente, rejeitou a declaração e propôs negociações. Ficou decidido que Macau teria um novo status: o de território chinês sob administração portuguesa e que deveria ser transferido para a República Popular da China somente em 1999, passando por um longo período de transição.

1999: em 20 de dezembro Macau transforma-se em Região Administrativa Especial de Macau, e retorna oficialmente à China.


Nenhum comentário:

Postar um comentário